Sobre nós...

Quem somos

Projeto educativo
Somos uma escola com uma equipa de pessoas com um objetivo comum: ajudar as crianças a crescer de uma forma saudável e proporcionar-lhes uma etapa de vida feliz e significativa.
Preocupamo-nos com todas e com cada uma delas porque acreditamos que cada ser é único, dentro e fora da sala de aula, numa prática de diferenciação pedagógica.
capa_caminhos
P1450296
As crianças têm "voz" e as suas opiniões, ideias, são ouvidas e debatidas, apostando no desenvolvimento da autonomia, da liberdade e responsabilidade.
Procuramos  sempre questionar o que está feito e o que pode ser feito, numa perspetiva evolucionista de melhorar a nossa oferta educativa e, consequentemente, as condições para um desenvolvimento integral e harmonioso das nossas crianças.
Neste sentido, também temos apostado na integração das várias áreas curriculares, no trabalho cooperante entre diferentes anos de escolaridade, na construção de espaços que estimulem a aprendizagem pela prática, no desenvolvimento e comunicação de projetos.
Por sermos uma escola pequena, a relação escola-família é muito presente e, aqui, também os pais são tratados pelo nome. Encorajamos esta relação através de atividades conjuntas, em conversas informais diárias e sempre que necessário em reuniões agendadas.
Trabalhamos em equipa pois em conjunto é mais fácil alcançar objetivos comuns.

O projeto educativo integral encontra-se para consulta no externato.

A nossa história

60 anos

O Externato Infante D. Pedro foi fundado em 1955 com a direção de Maria Ermelinda de Sousa Drummond.

Em 1968 a direção pedagógica muda para Irene Oliveira dos Santos, sendo a propriedade de Leonilde Maria Gonçalves da Costa Campos. A 19 de setembro de 1983, Maria Isabel Trindade Pinharanda passa a ser a proprietária do externato, mantendo-se a direção pedagógica. A 8 de abril de 1988, Maria de Fátima Almeida Ramalho de Gusmão Brites Moita, passa a exercer as funções de diretora. A 13 de agosto de 1991, Ana Paula Pinharanda Coelho dos Santos Brites Moita exerceu as funções de diretora pedagógica.

predio
predio1

A 7 de setembro de 1994 deu-se a mudança da entidade proprietária para Soeducar - Sociedade para o Desenvolvimento Pedagógico, Lda.. A 1 de setembro de 1996 muda a direção, sendo a diretora pedagógica Paula Margarida Leal Brandão Coelho Loureiro.

E chegamos ao presente. A 1 de agosto de 2015, a Soeducar passa a ter na direção Ana Carla Damas e Susana Azevedo, que na altura já faziam parte da equipa do externato há cerca de 15 anos.

Completados mais de 60 anos, o Externato Infante D. Pedro tem contribuído na educação e tem feito parte das vivências de muitas crianças e da comunidade.

Agradecemos a todos os que contribuíram e os que continuam a contribuir para o crescimento do Externato!

Algumas das nossas premissas

  •     Ensino individualizado e inclusivo
  •     Foco no desenvolvimento pessoal e social para se criar as condições a uma plena aprendizagem
  •     Transversalidade do currículo e integração das disciplinas
  •     Interação escola-família

arrow left downConheça

A NOSSA EQUIPA
ana
Ana Damas
Direção/Prof. Inglês
su
Susana Azevedo
Direção/Psicóloga Educacional
pat
Patrícia Teixeira
Professora 1.º Ciclo
P1530119_
Andreia Fernandes
Professora 1.º Ciclo
alves
Andreia Alves
Professora 1.º Ciclo
mena1
Filomena Dias
Educadora
claudia1
Cláudia Pinheiro
Educadora
P1530138_
Luísa Luís
Assistente Educativa
rosa1
Rosa Inácio
Assistente Educativa
Professores das atividades curriculares

Contamos ainda com a colaboração de professores especializados:

  • Isabel Azevedo - Artes Visuais
  • Joana Araújo "Invento Musical" - Educação Musical
  • Ana Damas - Inglês
  • Mafalda Mourão - Educação Física
  • Susana Azevedo - Desenvolvimento Pessoal e Social / Apoio Psicopedagógico / Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Andreia Saraiva - Meditação e Desenvolvimento Consciente

arrow left downConheça

OS NOSSOS PROJETOS TRANSVERSAIS
Florescer

Viver positivamente permite a construção de uma nova atitude do Eu sobre si próprio e sobre a sociedade em que o mesmo se integra. Permite também, uma melhor capacidade de adaptação através de uma atitude inovadora, criativa e divertida.

Para além de um trabalho que é sempre transversal e contínuo, entre alunos e toda a comunidade educativa, o nosso projeto tem temas definidos que funcionam como linhas orientadoras.

O modo como olhamos para a realidade condiciona, de facto, a forma como a sentimos e vivemos. E é sempre com a tentativa de um novo olhar que trabalhamos e criamos vivências no Externato, de forma a aprendermos e crescermos, com a participação de todos!

cartaz_florescer_site

"O nosso cérebro é o melhor brinquedo jamais criado: contém todo um conjunto de segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)

horta_site
Horta Pedagógica

Uma horta potencia aprendizagens diversas no domínio cognitivo e afetivo-social, estimulando as competências de saber, saber-fazer e saber-ser. Permite um contacto mais direto com a natureza, estimulando uma aprendizagem ativa, uma melhor consciência ecológica e uma melhoria dos hábitos alimentares.

A natureza faz-nos usar todos os sentidos. Gostamos de mexer na terra, gostamos de semear e ver crescer, gostamos das cores, das texturas e dos cheiros, e isso faz-nos todo o sentido!

Captura de ecrã 2016-03-10, às 23.46.12
Cor no Prato

Por acreditarmos que a escola deve ter um papel ativo na promoção de uma alimentação saudável e na saúde, tentamos cada vez mais melhorar a nossa oferta alimentar.

Este projeto visa não só o consumo de frutas e verduras de uma maneira divertida e colorida, mas também um consumo de alimentos de origem vegetal.

Tentamos usar na confeção dos nossos pratos produtos frescos da região, pouco processados e sazonais. Utilizamos o azeite como principal fonte de gordura e tentamos ter um baixo a moderado consumo de lacticínios de preferência na forma de queijo e iogurte. Sempre que possível oferecemos produtos biológicos.

Realizamos várias atividades com as crianças de confeção, permitindo o contacto com os alimentos, e conhecimento de alimentos alternativos (ao açucar, por exemplo).

to top button