O EXTERNATO

Sobre nós...

Quem somos

Projeto educativo
Somos uma escola com uma equipa de pessoas com um objetivo comum: ajudar as crianças a crescer de uma forma saudável e proporcionar-lhes uma etapa de vida feliz e significativa.
Preocupamo-nos com todas e com cada uma delas porque acreditamos que cada ser é único, dentro e fora da sala de aula, numa prática de diferenciação pedagógica.
capa_caminhos
P1450296
As crianças têm "voz" e as suas opiniões, ideias, são ouvidas e debatidas, apostando no desenvolvimento da autonomia, da liberdade e responsabilidade.
Procuramos  sempre questionar o que está feito e o que pode ser feito, numa perspetiva evolucionista de melhorar a nossa oferta educativa e, consequentemente, as condições para um desenvolvimento integral e harmonioso das nossas crianças.
Neste sentido, também temos apostado na integração das várias áreas curriculares, no trabalho cooperante entre diferentes anos de escolaridade, na construção de espaços que estimulem a aprendizagem pela prática, no desenvolvimento e comunicação de projetos.
Por sermos uma escola pequena, a relação escola-família é muito presente e, aqui, também os pais são tratados pelo nome. Encorajamos esta relação através de atividades conjuntas, em conversas informais diárias e sempre que necessário em reuniões agendadas.
Trabalhamos em equipa pois em conjunto é mais fácil alcançar objetivos comuns.

O projeto educativo integral encontra-se para consulta no externato.

A nossa história

60 anos

O Externato Infante D. Pedro foi fundado em 1955 com a direção de Maria Ermelinda de Sousa Drummond.

Em 1968 a direção pedagógica muda para Irene Oliveira dos Santos, sendo a propriedade de Leonilde Maria Gonçalves da Costa Campos. A 19 de setembro de 1983, Maria Isabel Trindade Pinharanda passa a ser a proprietária do externato, mantendo-se a direção pedagógica. A 8 de abril de 1988, Maria de Fátima Almeida Ramalho de Gusmão Brites Moita, passa a exercer as funções de diretora. A 13 de agosto de 1991, Ana Paula Pinharanda Coelho dos Santos Brites Moita exerceu as funções de diretora pedagógica.

predio
predio1

A 7 de setembro de 1994 deu-se a mudança da entidade proprietária para Soeducar - Sociedade para o Desenvolvimento Pedagógico, Lda.. A 1 de setembro de 1996 muda a direção, sendo a diretora pedagógica Paula Margarida Leal Brandão Coelho Loureiro.

E chegamos ao presente. A 1 de agosto de 2015, a Soeducar passa a ter na direção Ana Carla Damas e Susana Azevedo, que na altura já faziam parte da equipa do externato há cerca de 15 anos.

Completados mais de 60 anos, o Externato Infante D. Pedro tem contribuído na educação e tem feito parte das vivências de muitas crianças e da comunidade.

Agradecemos a todos os que contribuíram e os que continuam a contribuir para o crescimento do Externato!

Algumas das nossas premissas

  •     Ensino individualizado e inclusivo
  •     Foco no desenvolvimento pessoal e social para se criar as condições a uma plena aprendizagem
  •     Transversalidade do currículo e integração das disciplinas
  •     Interação escola-família

arrow left downConheça

A NOSSA EQUIPA
ana
Ana Damas
Direção/Prof. Inglês
su
Susana Azevedo
Direção/Psicóloga Educacional
Patrícia Teixeira
Professora 1.º Ciclo
Andreia Fernandes
Professora 1.º Ciclo
alves
Andreia Alves
Professora 1.º Ciclo
Filomena Dias
Educadora
Cláudia Pinheiro
Educadora
Luísa Luís
Assistente Educativa
rosa1
Rosa Inácio
Assistente Educativa
Professores das atividades curriculares

Contamos ainda com a colaboração de professores especializados:

  • Isabel Azevedo - Artes Visuais
  • Joana Araújo "Invento Musical" - Educação Musical
  • Ana Damas - Inglês
  • Mafalda Mourão - Educação Física
  • Susana Azevedo - Desenvolvimento Pessoal e Social / Apoio Psicopedagógico / Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Andreia Saraiva - Meditação e Desenvolvimento Consciente

arrow left downConheça

OS NOSSOS PROJETOS TRANSVERSAIS
Florescer

Viver positivamente permite a construção de uma nova atitude do Eu sobre si próprio e sobre a sociedade em que o mesmo se integra. Permite também, uma melhor capacidade de adaptação através de uma atitude inovadora, criativa e divertida.

Para além de um trabalho que é sempre transversal e contínuo, entre alunos e toda a comunidade educativa, o nosso projeto tem temas definidos que funcionam como linhas orientadoras.

O modo como olhamos para a realidade condiciona, de facto, a forma como a sentimos e vivemos. E é sempre com a tentativa de um novo olhar que trabalhamos e criamos vivências no Externato, de forma a aprendermos e crescermos, com a participação de todos!

cartaz_florescer_site

"O nosso cérebro é o melhor brinquedo jamais criado: contém todo um conjunto de segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)

horta_site
Horta Pedagógica

Uma horta potencia aprendizagens diversas no domínio cognitivo e afetivo-social, estimulando as competências de saber, saber-fazer e saber-ser. Permite um contacto mais direto com a natureza, estimulando uma aprendizagem ativa, uma melhor consciência ecológica e uma melhoria dos hábitos alimentares.

A natureza faz-nos usar todos os sentidos. Gostamos de mexer na terra, gostamos de semear e ver crescer, gostamos das cores, das texturas e dos cheiros, e isso faz-nos todo o sentido!

Captura de ecrã 2016-03-10, às 23.46.12
Cor no Prato

Por acreditarmos que a escola deve ter um papel ativo na promoção de uma alimentação saudável e na saúde, tentamos cada vez mais melhorar a nossa oferta alimentar.

Este projeto visa não só o consumo de frutas e verduras de uma maneira divertida e colorida, mas também um consumo de alimentos de origem vegetal.

Tentamos usar na confeção dos nossos pratos produtos frescos da região, pouco processados e sazonais. Utilizamos o azeite como principal fonte de gordura e tentamos ter um baixo a moderado consumo de lacticínios de preferência na forma de queijo e iogurte. Sempre que possível oferecemos produtos biológicos.

Realizamos várias atividades com as crianças de confeção, permitindo o contacto com os alimentos, e conhecimento de alimentos alternativos (ao açucar, por exemplo).

to top button